sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

The guys from the caravan + Narrow Terence , 06-12-2008 , Theatro Circo.

Finalmente, foi desta que entrei pela primeira vez no remodelado Theatro Circo. Numa noite fria e chuvosa foi lá que encontramos talvez o melhor abrigo da cidade para esta noite! O motivo principal era rever os "Guys", que já os tinha visto no verão passado e a partir daí fiquei muito chegado à música deles. Fiquei fã portanto.

Antes de a sala principal abrir as portas ainda houve tempo para admirar outros espaços dentro do Theatro Circo. Tudo surpreendente. Um Bar muito peculiar...carpetes vermelhas...espaço muito simpático e clássico.
Sala aberta. Vamos para os nossos lugares. Mesmo à frente foi para onde os bilhetes nos levaram. Ao entrar na sala o espanto foi ainda maior do que o que estava à espera. Uma sala imponente e bela, uma das mais (senão a mais) impressionantes salas em que já entrei!

Após uma pequena espera e de surpresa dão entrada os The guys from the caravan pela parte de trás da sala. Pelo corredor central a tocarem, guitarra, cavaquinho e triângulo. Desceram até à primeira fila e lá pararam, mesmo à nossa beira, enquanto tocavam a música. Esta vai mesmo para o meu top de entradas em palco. é difícil encontrar palavras para descrever o momento. Foi de facto muito estimulante do ponto de vista emocional, tanto para o público, apanhado de surpresa, como para a banda que mantinha na cara aqueles sorrisos de quem está a produzir algo de fantástico e recompensador. Já em cima do palco eles confirmam que aquela era também uma noite muito especial para eles, pois tocavam num dos palcos mais desejados pela banda. O concerto decorreu sempre numa toada muito divertida, a música deles assim é. Um colectivo com muito talento e que rapidamente está a emergir no panorama nacional. Ao vê-los em palco é impossível ficar indiferente à presença do multi-instrumentista tradicional. Vários foram os instrumentos por ele tocados, sempre com muita paixão e expressão máxima em qualquer um que pegasse. Ele é o Angus Young do cavaquinho =) . Não quero no entanto menosprezar nenhum dos restantes elementos da banda! Estiveram todos muito bem cada um no seu talentoso posto. Os temas tocados, alguns conhecidos outros desconhecidos, lá se ouviram "Just Kiss me", "Daniel" entre outros. A fechar, "The guys from the caravan", uma das faixas mais animadas, um bom final de concerto. Muitas palmas, merecidas...mereciam muitas mais, mereciam uma sala cheia. Cai a cortina.

Esperávamos agora pelos franceses Narrow Terence. Totalmente desconhecidos para mim. O que será que iria ver? será que ia gostar?.....pois adorei!!! Muito bom concerto. As músicas apresentavam no geral uma tendência para ambientes tristes/depressivos, mas o fantástico sentido de humor por parte do vocalista principal contrabalançou muito bem essa tendência (bastantes gargalhadas se soltaram pela plateia). Durante o concerto senti que me estavam a oferecer a definição da diferença entre música comercial e música não-comercial. O que aqui se viu foi uma boa demonstração do lado não-comercial deste universo. Músicas com estruturas variadas, com emoções variadas e principalmente músicas que transpiravam as emoções dos músicos. Emoções essas que se reflectiam muitas vezes na forma como cada um deles dominou o seu instrumento. Durante a actuação houve várias trocas de posição entre eles...baterista para a guitarra, guitarrista para o baixo, baixista para as teclas, etc...Algo que me agradou muito foi a presença de melodias que identificavam perfeitamente a origem geográfica do colectivo, França (Paris), característica em muito conferida pela presença do Violino! Para primeiro concerto fora do seu país e perante um público que me pareceu também pouco conhecedor da obra do grupo, pode-se afirmar, sem equívoco, os Narrow Terence brilharam!! Mais uma vez nesta noite, os aplausos ouvidos foram completamente merecidos, mas mereciam muitos mais!!!
E aqui fica o meu puxão de orelhas: para quem se queixa que em Braga há pouquíssimos espetaculos, ou que a cidade apresenta poucas alternativas culturais...bem, até podem de facto não existir montes delas, mas algumas existem, e esta foi uma delas...se se procurar ainda se encontram muitas mais. Ver estas duas bandas por apenas 7€ na sala principal do Theatro Circo, foi uma espécie de presente que muitos poucos receberam. Pelo menos no CELTA a sala esteve sempre muito bem composta =) .

Sem comentários: