domingo, 21 de dezembro de 2008

Eu na Azeituna!!!


Foi tudo muito rápido...quase que de um segundo para o outro...-como eu gostava de pertencer a uma tuna - e estás à espera de quê???, palavras sábias (OBRIGADO) e de repente já estava com o bixinho!!!! Toca a tratar de saber quando havia ensaio...no próximo lá teria de estar! Sucederam-se então algumas tentativas de contacto com alguém que pertencesse à Azeituna...e eis que recebo no meu telemóvel um convite para aparecer num dos ensaios! E lá fui eu!!! E comigo levo mais um arrasto...cantor el piconero! Assim, existia uma enorme probabilidade de ser sempre ele o primeiro a apanhar na cabeça...e confirma-se! Entretanto ainda estou á espera que o bro nani apareça num ensaio...sei que está para breve!!!
1º ensaio - entramos na "salinha" e sim senhora, fomos muito bem recebidos! Antes de o ensaio começar ainda houve tempo para uma conversita com alguns dos tunos, o soneca e o tucano foram as duas primeiras peças com quem tomei contacto...lol. Começa o ensaio e durante a seguinte hora e meia/duas horas, fiquei a saber como realmente era um ensaio de tuna...muitos insultos..muitas trocas de palavraas e taal..muita risota...mas sem prejudicar o propósito de ali estarem, ensaiar as canções!
Acaba o ensaio...mesa para o meio da sala, está aberta a sessão de poker, PS2 ligada PES a rolar!!! Compasso de espera para a actuação que ia decorrer momentos mais tarde no BA. Enquanto a actuação se atrasava cada vez mais iam-se ingerindo uns finos e conversando com o pessoal. Entretanto cantor fica com soninho e prontos lá tivemos de ir para casa sem ver a actuação.
2 dias depois, já ao serviço da Azeituna, pisava o meu primeiro palco, Fnac - Bragapaque. Trajadinho a rigor, pijama, a horas na salinha, toca a carregar instrumentos pa Fnac. Rapidamente prontificamos o mini-palco ( não sei como coubemos lá todos). Início da actuação, auditório da Fnac muito bem composto, que contava até com a presença de individios vindos de norte, Vickel äckerferro a observar atento ao longe. Foi uma actuação muito animadinha, consegui acertar com a chamada art of balance, assim muito rapidamente sem grande dificuldade; nota para a interpretação de "suevos"...grande arrepio rrrrrrrrrrrrrrrrr! Final da actuação, ora bora lá encaixotar instrumentos todos outra vez e carregar tudo outra vez. Tempo ainda houve para fotos com os fãs,autografos, etc...No dia a seguir havia aulinhas de manhã cedo...ou trabalhos pa fazer...e era também o primeiro dia do XV CELTA, convinha ter uma boa noite de descanso antes de tudo isso.

Sexta-feira,
meio da tarde, mas que boa altura para ir distribuir flyers pelo centro da cidade...ou talvez não. Nuuuunca pensei que fosse possível dar de caras com tanta pessoa tão mal encarada numa extensão de 100 metros!!! Rapidamente me fartei, não entrego mais flyers a ninguém, decidi então enfeitar os automóveis dispersos pela nossa cidade. Flyers distribuidos e chega a hora de ir há salinha buscar a instrumentagem!!! Carrega-descarrega...camarins do Theatro. Próxima tarefa ( isto de ser pré-caroço....) montar a banca de merchandising e ainda distribuir revistas do celta, uma por cada banco. Entro eu na sala cheio de revistas e alguem diz: 2 minutos para as portas abrirem!!!!!!...mil e não sei quantos lugares...mil e não sei quantas revistas em 2 minutos...era impossível claro!! O início do espetáculo lá atrasou mais uns minutinhos...e ainda faltava tratar da mesa dos comes e bebes dos camarotes!!! Estava eu a olhar para o bolo em cima da mesa, e o bolo para mim olhava e começam-se a ouvir os primeiros acordes da primeira tuna, que era exactamente a Azeituna, a minha tuna...dou a correr por ali a fora,ainda tive de descubrir o caminho para o backstage...não foi difícil e vá lá so perdi a primeira música!!! Apesar de estar em cima do palco basicamente só a "enfeitar",a balançar e a cantar um verso ou outro que já decorei, era impossivel não sentir qualquer de tipo não sei bem descrever, mas era algo de fantástico...eu a pisar o palco do Theatro Circo e aquela sala magnífica praticamente esgotada.PETÁCULO. A actuação passou rápido, se calhar porque se tem uma tremenda sensação de conforto em cima daquele palco, mas foi um momento para recordar mais tarde sem dúvida. Depois da actuação ainda tivemos de aturar os stage managers por termos saido pela frente do palco como é tradição. Stage managers esses que se revelaram um bocadinho mal educados e também mal encarados e...larilas,um deles ia-se chatear de verdade com os rapazes da azeituna. Bora lá mais uma arrumadela nos instrumentos e apanagiar mais um ou outro apanágio de um ou outro azeituno e tal...e por fim descanso nos bastidores!!!Ainda vi a Hinoportuna pela TV, gostei muito do que vi por parte dos pandeiretas!! O cansaço era tanto que nem nos lembravamos que tinhamos lugares reservados nos camarotes do 3º balcão!!! Mas vá lá que olhei para a credencial e lá me lembrei e para lá fomos então. Assisti às duas ultimas tunas do dia, a Estudantina se não estou em erro e a TUM. Final do primeiro dia no Theatro Circo, ainda havia festa no Populum mas fui lá só ver o ambiente vim para casa num rapidinho.


Sábado,
a tarde iniciava-se com um churrasco no insólito bar. E como nestas coisas já se sabe que quem chega a horas, espera, sentado pa não se cansar muito...lá apareci mais tarde um pouco e mesmo assim ainda fui a primeira pessoa a chegar ao insólito!Rapidamente entrei em contacto com o CC e vá lá estava acordado e lá me deu umas instruções para começar a por o churrasco a andar...portanto, eu a comandar!!! :P ...mas pronto o pessoal lá foi chegando e a comida também e o churrasco começou-se finalmente a parecer com um churrasco...ou não...mas correu tudo bem. Durante sentia-me confuso, não sabia se tinha entrado para uma tuna ou para um restaurante!MAS FOI MESMO PARA A AZEITUNA QUE TINHA ACABADO DE ENTRAR, sem dúvida alguma. Bem, adiante. Aula de guitarra ao fim da tarde...hora de voltar para o Theatro Circo, chovia que metia medo. Segundo dia de festival, não eramos a primeira tuna a actuar não havia stresses tudo sobre controlo...antes do início ainda encontrei algumas caras familiaras,amigos,pais de amigas, conhecidos,etc e eu sempre com tranquilidade...de pijama...como se estivesse bem apresentado...todos se conseguiram controlar...ninguem se escangalhou a rir na minha cara....nem um pin me compraram....e a primeira tuna já tocava. Durante o espetáculo fui assegurando vários postos...e ainda vi uma tuna na integra, os Tunideos dos Açores, e posso dizer que gostei muito,uma actuação muito animada! No final destes ainda assisti ao momento comédia Menino da TUM/Pai Natal, implacável, Cuoiso a não deixar gargalhadas por mãos alheias. Para o final ficava mais uma actuação da Azeituna. Desta vez, uma actuação mais descontraída e intercalada com a entrega de prémios, e que prémios!!!!! e com mais momentos de comédia...e foi assim um final em grande e um grande sentimento de bem-estar por pertencer a esta tuna que organizou este grandioso festival!!!

Empacotar instrumentos, carregar, bláblábláblá....e andar de carro pelos passeios do centro da cidade...31 de janeiro em contra-mão...passar vermelhos, oh irmão a lei da estrada nos açores deve estar um bocadinho alterada não??? Também eram 4h da manhã ninguem notou,diga-se a verdade. E pronto chega a hora de ir até ao Populum mais uma vez! Neste dia a festa já durou mais, o ambiente estava mais animado, o pessoal já estava todo em modo relax, mais uns finos pelo meio das conversas...ou conversas pelo meio dos finos....já ninguem sabia do Quimfim outra vez....e já eram 7h da matina estava na hora de me dirigir para casa novamente em busca do descanso total.


E assim foi e que assim seja!

3 comentários:

solas_na_mesa disse...

Seja muito bem-vindo à Azeituna, caríssimo!!

Jorge Portugal disse...

Mantém essa descontracção e iniciativa! Bem vindo à Azeituna!

Anónimo disse...

gostei do texto Peras...bem vindo à Azeituna!
foi uma semana em grande!

forte abraço