sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Vimaranes Metallum Fest II, 26-10-2008



Segunda edição deste fest, a nossa primeira presença (eu e o Diogo, pa variar XD). De Braga a Guimarães são apenas uns pequenos instantes. Durante o caminho discutem-se as trajectórias que poderiam ser mais correctas para encontrarmos a saudosa Sede dos Trovadores do Cano. De facto foi fácil encontrar o local, apesar de um bocado escondido. Mas a organização nem nisto falhou e deu boas indicações sobre a localização. Quando demos de caras com a referida Sede a expressão foi certamente de espanto, devido ao aparato exterior da sala (ver foto). No entanto uma vez lá dentro a sala mostrou-se bastante agradável. Um aspecto interior muito peculiar.
Apenas chegamos a tempo de ver os momentos finais da actuação dos argentinos In Element. O que reter destes poucos minutos!?...Death metal coeso,linear,nada de novo...mas por acaso gostava de ter visto mais da banda. Os seguintes a entrar em cena, os espanhóis Kathaarsys. Acerca destes posso dizer que me surpreenderam bastante pela técnica bastante desenvolvida com que fustigavam os instrumentos nas partes mais agressivas. No entanto tudo o que é de mais é exagero...e a meu ver os Kathaarsys exageram em pormenores de tecnicismo. O ambiente por eles criado até foi bem porreiro, talvez devido ás mudanças drásticas de tonalidades nas músicas, Brutalidade/melodia, uma dualidade sempre presente ao longo da actuação. Era tempo de dar entrada em palco a primeira banda portuguesa da noite, os VS777. Foi um concerto muito igual de início a fim e, tendo em conta a prestação da banda, este foi um aspecto positivo. A música deles entreteve bem, com alguns apontamentos de destaque..solos e alguns riffs bem interessantes. No entanto a vertente electrónica que as músicas comportam acabam por me não proporcionar um envolvimento total com o som dos VS777 ( e se calhar também pelo facto de tocaram com bateria gravada).

A próxima banda Theriomorphic ! Já há muito que esperava por uma oportunidade para os ver. Apesar de a actividade ao vivo do colectivo ser escassa eles encontram-se em grande forma!Recomendam-se estes senhores. O concerto foi-se desenrolando com temas dos seus dois trabalhos. Temas como "Beast Brigade" ou "till death do you part" permitiram ao colectivo mostrar a já referida excelente forma em que se encontram. Pelo meio, um pequeno azar, problemas técnicos com uma das guitarras. Para disfarçar o contratempo tivemos direito a solo de bateria,muito bom..e ainda uma surpresa.. uma versão instrumental (Só bateria e público nas vozes) de Raining blood (SLAYER). Como é impressionante que apenas três batidas nas peles de qualquer bombo identifiquem sem demora este grande clássico.TUMTUMTUM LALALALALALALALALALALA =). Grande concerto, só foi pena o som ter estado bastante alto, sendo por vezes difícil perceber que tema tinham começado a tocar..mas parabéns Jó e companhia!

Estava agora perto a hora do principal motivo de deslocação ao festival.NEGURA BUNGET. Vindos da Roménia, a formula única como esta entidade pratica Black Metal é realmente fascinante.
Abrem-se as cortinas e somos presenteados com uma das intros mais tenebrosas de que tenho memória, simplesmente fantástica. Primeiro tema, "Cunoa Tera Tacuta" retirado do álbum "OM", assim como maior parte do alinhamento.
De destacar a magnífica interpretação de "Esarul de Lumini","Cel Din Urma Vis" assim como também do instrumental "Norilor". Os instrumentos tradicionais por eles utilizados estiveram claro também a sua presença de destaque...desde gaitas( não se que outro nome lhe chamar) enormes, flautas, qualquer coisa que me pareceu ser um xilofone, e a curiosa combinação de sons feita com uns martelinhos de madeira e uma simples tábua. Um concerto que ficará na memória sem dúvida de muitos dos presentes, quanto mais não seja pela originalidade do grupo. Fim do fest.



Ao sair da sala, confusão nas nossas cabeças, eram apenas 21h30 mas a sensação é mde que já passava da 1h da manhã. Apesar da confusão provocada o horário praticado é ideal para concertos de fim de semana. Até para o ano...regresso a Braga.

1 comentário:

Anónimo disse...

Grandas Bros :) sempre a "rolar"... mais um a menos para mim... \m/ \m/