sábado, 4 de outubro de 2008

Rock in Rio 05-06-2008

Após meses de ansiedade, eis que chega o grande dia! Bora ver Metallica e como bónus ainda temos direito a Moonspell, Apocalyptica e Machine Head!
O dia começou bem cedo. O comboio que fazia a ligação Braga-Porto partia passados poucos minutos das 7h. No Porto (Campanhã) após um delicioso pequeno almoço no café Trianom, damos finalmente entrada no Comboio do Rock! Pois é, ia praticamente tudo para o mesmo. Não tinha que enganar. E la foram os 5 Bazalbazus (eu,diogo,vicky,mira e cantor), Portugal abaixo. A viagem tornou-se um pouco fatigante talvez pelos niveis elevados de ansiedade e expectativa ou talvez até pelos comentários de cantor. Vicky aproveitou para um regresso á infância pois teimou que cabiam perfeitamente 3 pessoas em bancos onde só deviam estar 2.
Chegados a Lisboa, a fome apertava, fomos directos ao C.C. Vasco da Gama...almoço..um pouco de relax...cervejas estragadas do diogo...passeio á beira rio...fotos impensáveis...










...De seguida, apanhar o autocarro rumo á Cidade do Metal (neste dia sim). Á porta as filas ganhavam tamanho, ainda não era hora de abrir...o sol queimava..o nervosinho aumentava...Portas abertas aí vamos nós! Uma vez lá dentro foi impressionante/cómico a modificação que sofremos em cerca de 5 minutos. Fomos literalmente bombardeados com parafernália de publicidade...sacos,patos insuflaveis, pusleiras, porta-chaves, cascóis de penas, cristas postiças, proteções...vejam só este momento antes e depois:









Antes dos momentos mais esperados, os concertos, ainda houve tempo para uma boa dose de diversão...a descida alucinante na pista de gelo...quase fatal para alguns,de capotanços a cabeçadas na parede, houve de tudo...







Próxima paragem, Mansão Axe. Um carrosel do tipo Castelo Fantasma estava diante nós. Curiosos pelo que se encontrava lá dentro. Logo que o nosso carrinho(meu e do diogo) dá entrada na mansão...mas que grande susto que apanhamos!!!!!A máquina fotográfica NÃO disparava!!!! Mas eis que me surge uma ideia luminosa e lá resolvi o problema!


Xega de distrações...vamos ao que realmente importava neste dia!!!Vamos pa frente do palco!!!



Instalados no lado direito da plateia cumprimos o compasso de espera, que foi extremamente doloroso para vicky...um autêntico homem-bomba.

...e sem atrasos aí estão eles!!!Os meus muito estimados MOONSPELL!!

É com "At tragic heights" que entram em cena...um início que nao foi trágico,mas sim caótico!!
Entram com toda a força e eu só não queria era ver corpos parados!
Foi bom matar saudades de uma boa dose de mosh pit assim logo a abrir!
A situação continuou fervorosa logo de seguida com "Night eternal".
O restante alinhamento foi o que já se esperava, um pequeno,pois o tempo não era muito, desfile de clássicos...os sempre imprescindíveis,Alma Matter,Opium,Full Moon Madness(video) entre outros...os albuns mais recentes ambem marcaram presença,"Everything invaded" que é sempre um momento mais descontraído, Blood Tells (perfeita) , a brutal Finisterra e o single, na altura, Scorpion Flower.
O final chegou com emoção e ao som da já referida Full Moon Madness.



Chega agora a vez dos Apocalyptica...estavamos todos expectantes...quatro violoncelos e uma bateria em cima dum palco...será que não vai ser monótono??? Nada disso!!!Desde o ínicio que agarraram bem o público metaleiro com "Chaos A.D." dos Sepultura. Entre temas originais , destaque para "Grace" e "Last hope", ainda se ouviram versoes de Metallica, "Fight fire with fire" e "seek & destroy"(video), momento alto do concerto!, um pouco de Beethoven e mais uma de Sepultura ("inquisition symphony").





Machine Head
Boa forma física e acção non-stop era os pré-requisitos para este concerto!
E assim que os primeiros acordes rasgaram as colunas foi o caos completo lá na frente!Os primeiros 20 minutos de concerto foram devastadores. Abertura com "Clenching the fists of dissent"( DO YOU HEAR REVOLUTIONN CALLLS) e logo de seguida o turbilhão que foi "Imperium"(HHEEAAR ME NOOOWW) iam-me deitando por terra! O constante sing-along/scream-along,o headbang ultrafrenético e os corpos em movimentos controlados pela raiva descontrolada que vinha do palco...momentos estonteantes...agora percebe-se o porquê da alcunha Machine fuckin' head. Apesar de o som não ter estado nas melhores condições, o concerto manteve sempre um elevado nível de intensidade...com tempo para a bonita "Descend the shades of night" ou para a fantástica "Halo" sem esquecer claro o clássico "old".Houve também tempo para uma cover imaginem só "Hallowed be thy name" dos gigantes IRON MAIDEN,emocionante. Para o final ficou claro,"DAVIDIAN"...e akele circle pit foi lindo(ver vídeo)..nada mais a dizer.



O rítmo cardíaco aumentou consideravelmente....METAALLICAAAA.


Finalmente entra em cena a música da banda sonora de"the good,the bad & the ugly"(video) e os Senhores estão prestes a subir ao palco! "Creeping Death" logo abrir...explosão...o mote estava dado...Desde início que mostraram a grande forma em que se encontram nesta fase!Metallica a 100%. James Hetfield de novo a cantar como deve ser. O público sempre a acompanhar em uníssono!!!Sem dar descanso,"Fuel" logo de seguida...os grandiosos momentos estiveram lá com MASTER OF PUPPETS (bazalbazus a darem show no sing-along), ONE, ENTER SANDMAN,WELCOME HOME(SANATORIUM)...um bom pedaço de história revivido ali com a emoção no nivel máximo...contudo houve uma fase um bocado morta..."devil dance" e "king nothing" não despertaram grande reação no público,como já seria de esperar. Mas os Metallica são os Metallica e "pedem desculpa" logo de seguida com NO...NO...NO...NO REMORSEE =) excelente! E mais á frente um pouco...DAMAGE INCORPORATED =) ...quem diria..duas boas surpresas! Também não faltou aquele momento sempre muito íntimo.."Nothing else matters"...uma visita aos dias de garagem LAST CARESS =) eheh ,que eu tanto queria ouvir, e tambem "So what". Para o final...o hino...SEEK & DESTRROY!!! E foi assim mais um dia que fica pa História!

No final foi a debandada geral...correr para apanhar o ultimo autocarro para o Oriente. O comboio de volta partia ás 3h20...os bazalbazus passam de 5 para 4, pois vicky só tinha comboio as 7h! Chegados ao comboio...as dores de pernas eram imensas...costou a adormecer...mas de repente já estávamos no Porto. Mais uma paragem no café Trianom (engraçei com o nome), Mais um comboio,mais uma dormidela....Braga finalmente.

Moonspell:


Apocalyptica:


Machine Head:


Metallica:

4 comentários:

Anónimo disse...

Faz o favor de retirar este post??

Eu não li este post e recuso olhar para as fotografias.

cumprimentos,

Bilas

Anónimo disse...

MEUUUUUUU DEEEEUSSSS a entrada dos Machine fuckin' head foi incrivel...... passar mais de um mês a ouvir as musicas e depois "ver" as musicas, num concerto como aquele... sem palavras....so lá msm! bom post xaipz

Anónimo disse...

este sim dos melhores dias da minha vida....pa repetir
\../

Anónimo disse...

TOP 10 dos melhores dias da minha vida por tudo!!!A música, as pessoas, os amigos e um sonho!!!Agora falem e berrem os invejosos porque NÓS FOMOS!!!