TOP 5
Batman - O cavaleiro das trevas
Horton e o mundo dos Quem
Sweeney Todd
Yes!
Menções Honrosas:
- Mamma Mia!
- Nós controlamos a noite


...noites e dias de festa,celebração,alegria...momentos que ficam para sempre! - for those about to Rock I salute you -



A actuação passou rápido, se calhar porque se tem uma tremenda sensação de conforto em cima daquele palco, mas foi um momento para recordar mais tarde sem dúvida. Depois da actuação ainda tivemos de aturar os stage managers por termos saido pela frente do palco como é tradição. Stage managers esses que se revelaram um bocadinho mal educados e também mal encarados e...larilas,um deles ia-se chatear de verdade com os rapazes da azeituna. Bora lá mais uma arrumadela nos instrumentos e apanagiar mais um ou outro apanágio de um ou outro azeituno e tal...e por fim descanso nos bastidores!!!Ainda vi a Hinoportuna pela TV, gostei muito do que vi por parte dos pandeiretas!! O cansaço era tanto que nem nos lembravamos que tinhamos lugares reservados nos camarotes do 3º balcão!!! Mas vá lá que olhei para a credencial e lá me lembrei e para lá fomos então. Assisti às duas ultimas tunas do dia, a Estudantina se não estou em erro e a TUM. Final do primeiro dia no Theatro Circo, ainda havia festa no Populum mas fui lá só ver o ambiente vim para casa num rapidinho.
Finalmente, foi desta que entrei pela primeira vez no remodelado Theatro Circo. Numa noite fria e chuvosa foi lá que encontramos talvez o melhor abrigo da cidade para esta noite! O motivo principal era rever os "Guys", que já os tinha visto no verão passado e a partir daí fiquei muito chegado à música deles. Fiquei fã portanto.
Afonsina:
grupo Poesia, Guitarra e Flauta:
Jogralhos:
Gatuna, TUM e Opum Dei:

Estando já fora dos meus planos ingressar neste Finnish Fire Fest ( que grande asneira que ia fazer!!!) e sem como nem porquê, mostrei ao meu cada vez mais companheiro nestas andanças, Mira Boozer, um video de Korpiklaani e informei-o sobre o concerto. Não demorou muito tempo para que começássemos a combinar comprar bilhete,como íamos,como fazíamos, como iria ser.
Entramos rápido pois já se ouviam os primeiros acordes dos FALCHION. Horários respeitados com elevado rigor, palmas!!! Primeira olhadela ao palco e não havia dúvida, era da Finlândia que vinham! Nem era preciso atentar a pormenores de aparência...a música falava mais alto (claro eheh) e ora a fazer lembrar Stratovarius, ora Children of Bodom...com uma sonoridade baseada em melodias Folk. O som de facto não estava nas melhores condições, mas aos poucos foi melhorando. Deixaram uma boa marca, músicas engraçaditas e um vocalista/guitarrista muito habilidoso!! Se a qualidade do som fosse maior teriam espantado muita mais gente certamente.
. Eram-me completamente desconhecidos estes, a ver estava o que iria sair dali. Digamos que fui uma boa surpresa. Gostei muito da actuação, apesar de o som também não ter estado nas melhores condições. As músicas entertiam bem, nunca ouve momentos mortos e a duração do concerto foi a ideal. Possuidores de uma imagem em palco bem demarcada, cenário de batalha, roupas de guerreiros á la middle earth e possição central do palco ocupada por um elemento feminino.
A voz feminina esteve sempre bem enquadrada e trás também mais dimensão á música desta banda, um elemento muito positivo. Bom concerto, conquistaram a minha atenção.
Os próximos a entrar em cena, BATTLELORE. Este já era um nome conhecido e talvez, devido á exposição que eles possuem, se esperasse algo de maior para esta actuação.
No entanto foram vitimas da pior combinação de som da noite. As guitarras foram completamente sacrificadas. Assim, foram os teclados e a batida da bateria juntamente com as vocalizações mais limpas, também feminina, que suportaram a estrutura musical do grupo de início a fim. Em relação á imagem destes, não residia dúvida, o universo representado era Tolkiano. Fiquei mesmo com pena de o som ter levado o tratamento que teve pois as melodias(vocais) e alguns riffs que ainda identifiquei, até eram bem apelativos. No entanto também fiquei com a ideia que o som lá na frente do palco estivesse em melhores condições pois o pessoal manifestava-se de bom grado.
O banquete decorria,a boa disposição reinava. As crianças em correrias, as jovens ensaiam as danças, os jovens exibem os seus manejos de espadas de madeira, os chefes de família erguiam os copos a transbordarem cerveja em brindes repetidos...era tempo da banda subir ao palco folcloricamente enfeitado...korpiklaani,korpiklaani,korpiklaani,korpiklaani, KORPIKLAANI!!!! Sorrisos estampados nos rostos, entram calmamente, saúdam o público e..no chance, lets dance! "Wooden Pints" logo a abrir, resposta imediata começava o bailaricooo!!!!!!! :D "...and they fight and dance 'till the morning" .
Nem parecia verdade. Aquela gente toda a investir em passos de dança meios desconcertados. Que grande ambiente se criou ali em estantes. Era o verdadeiro festim.AAHH e o som tava muito bom!! O ritmo não abrandava, o bailarico não parava!!! Forma-se então o primeiro comboio humano! Não foi fácil constatar a sua dimensão mas o pessoal aderia sem problema..ainda demos umas boas voltas pela sala! A imagem no palco era muito caracterisada...vestidos a rigor...cabeças e cornos de veado por várias parte do palco e também....peles de Urso!!!!! ( sim achei piada :P)
"BEER BEER" (claro que não podia faltar!!!), "Journey man" (pelos vistos XD , mas que música mais alegre) , "Pine woods", "Midsummer night" ( yeeaah, uma das que mais queria ouvir, espetacularíssima). Quero no entanto dar um especial relevo á música "Pellonpekko" pois mais uma vez fui convidado a zarpar, dali, para um mundo de alegria e festa!!! É impressionante como uma música consegue carregar tanta emoção positiva. E que saudades já tinha eu de um jump,jump,jump...sempre a saltar de início ao fim da música...Banda e Público!!!!Para não mais esquecer este momento, happyness at is finest :D .

